Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, criada pelo Instituto Ethos em 2000, que visa a dar consistência às praticas de responsabilidade social e sustentabilidade das empresas.
Esta ferramenta está em sua 3ª geração, com o conteúdo renovado e seu sistema de preenchimento com novas funcionalidades, buscando proporcionar a empresa uma avaliação do seu negocio sob a ótica dos Negócios Sustentáveis.
O questionário está estruturado em gráficos e tabelas, apresentados com informações macro (Dimensão) e sendo aprofundamento em Tema, Subtema e Indicador.
Esta nova geração dos indicadores Ethos possibilita à empresa preencher o questionário de forma mais adequada ao seu modelo de negocio, selecionando categorias de indicadores pré-definidos pelo Instituto Ethos ou personalizando o questionário, selecionando aqueles indicadores mais aplicáveis ao seu modelo de negócio.
Cada indicador possui uma quantidade máxima de pontos a serem alcançados. A nota é a razão entre os pontos obtidos pela empresa e o universo de pontos disponíveis. A notas e pontos de todos os indicadores respondidos são utilizados para o calculo de uma nota e pontuação geral para o questionário.
Além de avaliar o desempenho de sua empresa, é possível analisar como ela esta posicionada diante das demais empresas que respondem aos indicadores Ethos. Esses comparativos são feitos desde gerações anteriores dos Indicadores Ethos, e nesta nova geração foram ampliados, com novos dados e filtros para comparação.
O sistema esta estruturado em ciclo de preenchimento, que duram 12 meses. Durante o ciclo de preenchimento, os comparativos são alterados diariamente, com novas empresas efetuando o preenchimento.